esse tutorial foi criado por blackmaster então credit a ele.
Tutorial.
* Switches Locais.
Bem, switches locais são switches normais, mas que só funcionam no próprio evento.
Diferente das Switches, uma switch local de um evento não pode
afetar outro evento. São usadas especialmente para o próprio evento.
Vamos para um exemplo:
1. Crie um evento com 2 abas, coloque o mesmo gráfico nas duas abas.
2. Na primeira aba, coloque uma mensagem com qualquer face que você quiser. Depois, entre nos comandos de eventos, na primeira aba, na parte de Comandos de Condição, clique no Controle de Switch Local e coloque 'A'.
http://f.imagehost.org/0370/Img1.png 3. Na segunda aba, na parte de Condições de Evento, escolha a Switch Local 'A'. Depois, coloque outra mensagem (diferente da primeira). Logo abaixo, faça o mesmo procedimento do Nº 2, mas coloque para desligar a Switch Local 'A'.
http://i.imagehost.org/0763/Img2.png 4. Teste o jogo. Legal, não? Com esse exemplo talvez você já entenda o que é uma Switcha Local. Você pode fazer desafios, e outras coisas que são extremamente legais.
* Switches.
As Switches Comuns, diferente das Switches Locais, afetam todos os eventos do jogo. São usados, geralmente, para questes, desafios, condições e etc.. Por exemplo, no mapa 1, se você ativar a Switch 1 e no mapa 2 tiver algum evento marcado, na parte de Condições de Evento, a Switch 1, o evento do mapa 2 será afetado da forma que você quiser.
O Rpg Maker Vx disponibiliza 5000 switches para você usar da forma que você quiser. Muito, não? Você pode utilizar as Switches Comuns do mesmo modo que as Switches Locais, mas de evento para evento, ou, também, no próprio evento. Mas, melhor não correr o risco de deixar as switches locais de lado e utilizar todas as 5000 switches (Meio impossível, mas...).